A história da Educação Adventista e do CAC

POR Uilliam Pereira 27/02/2014

Acompanhe um pouco a história do Colégio Adventista de Cáceres

HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA

 

 

O conhecimento da história da educação possibilita a compreensão dos propósitos da Igreja Adventista do Sétimo Dia em manter uma rede educacional. Portanto, ao iniciar este documento, ressaltamos a origem da Educação Adventista no mundo e no Brasil, bem como a trajetória da educação na qual ela se posiciona.

 

A Rede Educacional Adventista, instituída pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, teve sua origem num grupo de estudiosos da Bíblia. Estes, ao compreenderem a verdade bíblica sobre o segundo advento de Cristo a esta Terra, organizaram-se como igreja em 1863.

 

Com o propósito de oportunizar aos seus filhos o preparo acadêmico em conformidade com os princípios cristãos, este grupo decidiu estabelecer escolas que, no decorrer dos anos, expandiu sua clientela a todos aqueles que simpatizavam com sua filosofia e seus métodos.

 

No dia 3 de junho de 1872, a Educação Adventista teve seu início com a abertura da Battle Creek School, Michigan, que se destinava a atender os níveis elementar e secundário.

 

No Brasil, em 1896, começou a funcionar em Curitiba - PR, o Colégio Internacional, sob a direção de Guilherme Stein Jr. Em 1897, Stein Jr. fundou uma nova escola em Gaspar Alto - SC. A partir daí, o trabalho educacional cresceu e muitas escolas foram agregadas a essa, formando a rede de Escolas Adventistas.

 

Mundialmente, a Educação Adventista está presente em mais de 150 países, representada por mais de 6.339 instituições, contribuindo para a formação de crianças e jovens, oferecendo educação da Educação Infantil ao Ensino Superior, com aproximadamente 1,5 milhão de alunos.

 

No Brasil, conta com mais de 300 unidades escolares e 128.000 alunos.  Além destas unidades, a organização mantém 15 Colégios em regime de internato.

 

Atualmente, no Mato Grosso, há 7 unidades  de ensino distribuídas em todo o estado com  cerca de 3.500  alunos matriculados.

 

               HISTÓRICO DO COLÉGIO ADVENTISTA CÁCERES

 

 

 

O Colégio Adventista de Cáceres teve seu primeiro local de funcionamento à Rua João pessoa, nº 50 no ano de 1966 denominado Escola Adventista de 1º Grau Cáceres. Três anos depois mudou o local de funcionamento para a Rua Marechal Deodoro nº 584. De 1974 a 1982 a escola teve uma paralisação por falta de recursos humanos e de infraestrutura. Em 1982 foi montado o processo  de autorização para o funcionamento  da escola Adventista de 1º Grau “Cáceres”. Após a Autorização de Funcionamento para a 1ª a 4ª séries do 1º Grau – parecer nº 185/82 e Resolução nº 126/82, a escola passou a funcionar à Rua Voluntários da Pátria, nº 876, ainda em caráter temporário. De acordo com o Parecer nº 130/85 e Resolução nº 121/85, de 30 /07/1985 /CEE foi concedida a autorização para o funcionamento de 1º Grau completo, ou seja, de 1ª a 8ª séries com implantação gradual.

A primeira turma de formandos do 1º grau foi em 1988 com o total de 11.alunos. Em 1995 a escola passou a funcionar em seu prédio próprio à Rua dos Scaff, nº 235, bairro Cavalhada. Em 1999 a Escola Adventista de 1º Grau “Cáceres” mudou de denominação, passando a chamar Colégio Adventista de Cáceres com a implantação do Ensino Médio não profissionalizante. Em 2001 ocorreu à colação de grau da 1ª turma de concluintes do Ensino Médio com 22 alunos.

A Escola foi criada através da Ata da reunião da mesa administrativa da Missão Mato-grossense da Igreja Adventista do sétimo Dia e publicada no Diário oficial do Estado de Mato Grosso no dia 18 de dezembro de 1981 e atualmente adota a sigla de C.A.C..