História

História do Colégio Adventista de Cáceres

Escola Primária – Escola Adventista de 1º Grau “Cáceres “- Colégio Adventista de Cáceres

Em 1966, em dependências modestas, à rua João Pessoa nº 50, próximo às praças Barão do Rio Branco e Major João Carlos , nesta cidade, foi lançada a primeira semente que germinou em Escola Adventista Primária tendo como professoras:  Dolores Pereira esposa do pastor Diomar Pereira e Voleide Fidelis Simon, esta filha do primeiro casal adventista do sétimo dia a estabelecer-se em Cáceres, em 1957, Geraldo Fernandes Fidelis e Isaura Mendonça Fidelis. Na época a escola contava com 50 alunos, aproximadamente. Para trabalhar com alfabetização a escola também, contava com duas professoras não adventistas: AntoniaParisi e Iolanda. Já em 1969, a escola passou a funcionar na rua Marechal Teodoro nº 584 atualmente, onde encontram-se consultório Médico do Doutor Ademar Rocha de Oliveira, anexo  a igreja, caracterizando como Escola Paroquial. De 1972 a 1973 a professora Terezinha Francisca da Silva assumiu a coordenação da escola.

A partir do ano de 1974, por falta de recursos humanos qualificados e infraestrutura elementar, a escola cessou temporariamente suas atividades. Já em 1981 a professora Jaci da Silva Voos juntamente com o professor Milton Chicalé Correia iniciam as primeiras gestões para reabertura legal da escola. O Conselho Estadual de Educação autorizou o funcionamento da Escola Adventista de 1º Grau “Cáceres” pelo Parecer nº 185/82 e a Resolução nº 126/82 , localizada provisoriamente à Rua Voluntários da Pátria, nº 876, Centro, anexa á Igreja Adventista sede. Em 06 de outubro de 1983 foi lançada a pedra fundamentalpara a construção das novas e definitivas dependênciasà rua dos Scaff,235, no bairro Cavalhada I, próximo a AABB( Associação Atlética Banco do Brasil  e Fórum, uma área de 2500m doada pelo ilustre cidadão o Senhor João Antonio Ferreira Souto. Posteriormente , o Colégio foi construído com recurso da Divisão Sul Americana da Igreja Adventista do Sétimo dia; da União central Brasileira ; da Federação Mato-grossense, da comunidade adventista e não adventista de Cáceres e região, prefeitura e Golden  Cross, na pessoa do seu presidente, Dr. Milton Afonso.

Hoje, denominado Colégio Adventista de Cáceres, ofertando desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, totalizando 790 alunos advindos dos mais diferentes bairros e centro desta cidade. Atualmente a equipe CAC conta com 53 funcionários. O atual diretor é o professor Diego Barbosa que chegou recentemente do Colégio Adventista de Várzea Grande - MT, onde desempenhava o cargo de Vice Diretor.

A história educacional da escola, ao longo dos anos, tem se firmado na filosofia cristã, sempre considerando os diferentes momentos de cada época, as mudanças e transformações que ocorrem no mundo e na sociedade, ajustando-a as necessidades, interesses e tendências pedagógicas que fundamentam o processo educativo.

O Colégio conta hoje com Orientação Educacional, Coordenação Pedagógica, biblioteca, auditório, quadra poliesportiva coberta, laboratório de informática, pátio coberto e descoberto, lanchonete, capelania, musicalização e canto coral, fanfarra e informática para  alunos, salas ambiente para educação infantil.

Além do aspecto acadêmico e cognitivo, o Colégio Adventista  de Cáceres preocupa-se com a formação social, moral, emocional, física e espiritual de seus educandos, preparando-os para exercerem a cidadania de forma saudável, formando cidadãos de caráter, humanitários e conhecedores da graça salvadora de nosso Deus.

Destacamos os administradores que fizeram e fazem a história deste Colégio:

Professor Milton Chicalé Correia

Professora Jaci Voos

Professora Berenice Paes

Professor Carlos Maciel

Professora Amanda Pieper

Professora Encarnação da Costa Mendes

Professor Jailson Bezerra de Araujo

Professora Nilza Dutra de Souza Pinto Cordeiro

Professor Roberto Carlos Sônego

Pastor EclairFerreira( substituto por um mês)

Professora Ana Luiza de Oliveira Pinto

Professor Evaldo Zorzim

Professor Rubens Caldeira

Professor Washington Saraiva Volzzi

Professora Nádia Teixeira da Silveira

Professor Celso Castilho Lírio

Cristina da Silva Espirito Santo

Professor Ivanei Cesar Breda

Professor Edson Carlos da Silva

Professor Diego Barbosa

 

E hoje alunos e funcionários podem exclamar que o “CAC é o Colégio do Coração da Gente”.